Reportagem da jornalista Paula Sarapu do Jornal "O Dia" de quinta-feira, 03/09/2009.
JOGADORES MIRINS VIVEM DIA DE ATLETAS DE VERDADE
Meninos que deixaram abrigo ilegal passam o dia na piscina do Bangu Atlético Clube
Em meio à decepção de pendurar as chuteiras e ter que voltar para casa sem realizar o sonho de ser um craque do futebol, os adolescentes que vieram para o Rio trazidos pelo agenciador Cléber Justos da Fonseca tiveram ontem um momento de descontração. Mantidos irregularmente em uma clínica desativada em Bangu, por cerca de quatro meses, os meninos estão alojados, agora, na sede aquática do Bangu Atlético Clube, até que voltem para suas cidades de origem. O calor de 38° levou osatletas mirins à piscina, para a despedida do grupo.
A juíza da 2ª Vara da Infância e do Adolescente de Santa Cruz, Cristiane Cordeiro de Faria, concedeu guarda especial de 72 horas a Cléber. Ontem de manhã, seis meninos paranaenses voltaram para casa. À noite, oito embarcaram para o Maranhão. Cléber vai responder por exercício ilegal daprofissão — já que tentava negociaar contratos para os adolescentes sem autorização da Fifa — e falta de autorização para acompanhar os meninos.
TRISTEZA
Cléber só tinha documento de nove garotos. Logo que a clínica foi descoberta, após denúncia de um morador, os meninos se mobilizaram, cobrando dos pais as autorizações que faltavam. Na tarde de terça-feira, ele havia conseguido reunir autorizações de 26 jogadores. A Vigilância Sanitária, no entanto, interditou a clínica.
“Não queria ir embora. Estava aqui há três meses, treinando forte para fazer os testes. É triste perder a chance de jogar futebol. Vamos sentir saudades”, disse I., 17 anos, que volta amanhã para Colatina (ES).
Cléber afirmou que assistentes sociais estão acompanhando os garotos até a rodoviária e que a Justiça concedeu autorização para que eles viagem sozinhos. “Assim como os meninos, estou muito triste com tudo o que aconteceu. Mas antes de os primeiros seguirem seus caminhos, disse a todos que eles devem continuar lutando por seus sonhos”, afirmou.
PERGUNTAS QUE ELA BORAMOS:
1- Você acha certo, os pais desses meninos deixarem os filhos saírem de suas cidades, sem ter certeza do que possa acontecer, e sem documentação correta? Por que?
2- Se você fosse um desses pais, você deixaria seu filho sair de sua cidade em busca de uma profissão como jogador de futebol, mesmo correndo riscos de tudo dar errado? Quais seriam suas exigências?
3- Você acha que a atitude da juiza Cristiane Cordeiro foi nobre, em dar a guarda de 72 horas para Cléber levar os meninos de volta as suas cidades, mesmo depois de todo esse problema que ele causou?
Integrantes do grupo:
Adryan Santana
Caio Roberto
Damião Duarte
Filipe Carvalho
sábado, 5 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário